Logo após apresentar a marca “Brasil Agro – Good for Nature” durante a abertura do Global Agribusiness Forum (GAF 2018), hoje de manhã em São Paulo, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse a jornalistas que o objetivo desta estratégia é “transferir confiança aos consumidores externos”. Segundo ele, a ideia é demonstrar a qualidade do produto nacional, pois “até hoje não temos um reconhecimento” entre os players globais.
Entre ministros e embaixadores, representantes de Austrália, Botsuana, Panamá, Bangladesh, Gana, Zimbábue, Etiópia, Togo, Nepal, Arábia Saudita, Angola, China, El Salvador, Índia, Nova Zelândia e Tailândia estavam presentes na abertura do evento. Diante disso, Maggi aproveitou a oportunidade de discurso na cerimônia de abertura para focar nas perspectivas de expansão da produção agrícola com sustentabilidade, na tentativa de melhorar a imagem do setor que foi amplamente afetada internacionalmente por embargos e barreiras comerciais impostas aos exportadores do País neste ano.
Aos jornalistas, Maggi destacou que as projeções a longo prazo, de expansão de área plantada, tem como base o uso a aplicação da estratégia de integração lavoura-pecuária, em áreas que já são utilizados com algum tipo de atividade agropecuária. “Temos muitas áreas de pecuária que podem ser convertidas em agricultura. Não podemos assumir desmatamento zero, mas podemos assumir o desmatamento ilegal zero”, observou.