O calado do canal principal de acesso ao Porto de Paranaguá e dos berços de atracação do Corredor de Exportação Leste aumentou de 12,5 para 12,8 metros, informou a Portos do Paraná, em nota. A mudança foi homologada pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e amplia a capacidade de operação no local. O calado é a profundidade entre o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação e a linha d’água.
O ganho operacional estimado pela empresa é de 2.100 toneladas a mais de grãos por navio. Ou seja, são 600 mil toneladas adicionais no ano, considerando uma média de 285 navios, segundo a Portos do Paraná. A empresa apontou ainda o aumento da segurança da navegação, principalmente para navios graneleiros com comprimento máximo (LOA) de até 245 metros.
O aumento do calado foi possível com as obras de dragagem e derrocagem no porto. A previsão é que, com o fim da retirada de um pico de rocha submerso, o canal de acesso ao porto de Paranaguá alcance um calado de 13,5 metros. Depois, com uma nova fase de retirada de sedimentos, dentro da campanha de dragagem de aprofundamento, chegue a 15,5 metros.
O sistema de embarque de granéis pelo Corredor de Exportação Leste em Paranaguá foi responsável por quase 30% de todas as cargas movimentadas nos portos do Paraná, que chegaram a 57,5 milhões de toneladas em 2021. São três berços destinados exclusivamente ao embarque de granéis, que pode ser realizado simultaneamente e compartilhado por nove terminais e pelo silo público, permitindo que um mesmo navio receba grãos de diferentes produtores.