A JBS disse que a pandemia de coronavírus pode causar escassez de contêineres, interrupções nos portos e outros problemas logísticos, mas executivos da maior processadora de carne do mundo afirmaram nesta quinta-feira que as exportações devem permanecer fortes graças à demanda chinesa.
Em teleconferência de resultados nesta quinta-feira, executivos da JBS, que controla marcas como Seara e Swift, disseram que suas operações de exportação não foram afetadas por nenhuma interrupção como as que atingiram cargas congeladas em contêineres que chegaram à China nas últimas semanas.
Eles disseram que a empresa está apostando em seus relacionamentos de longo prazo com operadores logísticos para manter as exportações fluindo.
O presidente-executivo do grupo, Gilberto Tomazoni, disse que é muito cedo para avaliar o impacto total do coronavírus nas vendas de alimentos, mas observou que os fundamentos do mercado não mudaram, citando a forte demanda da Ásia por proteínas depois que a peste suína africana dizimou rebanhos no continente.
“A China dá sinais claros de recuperação. O tráfego nas principais rodovias subiu mais de 80% e compras da China voltaram fortes”, afirmou Tomazoni durante a teleconferência com analistas do setor.
Tomazoni disse que a empresa não está cortando planos de investimento no Brasil e que a prioridade é continuar produzindo alimentos e mantendo empregos.
A JBS previu que os Estados Unidos suprirão 30% das necessidades de importação de carne suína da China em 2020, com as operações da empresa lá se beneficiando de acordos comerciais acertados por Washington com Japão, Coreia do Sul e China. Segundo ele, a China cortou em março, em cerca de um terço, tarifas de importação de carne suína e bovina dos EUA, que as tarifas sobre carne de frango também foram reduzidas na mesma proporção.
Os executivos da companhia afirmaram que peste suína africana gerou uma diferença de 20 milhões de toneladas entre a demanda e capacidade de produção de alimentos na Ásia e que mesmo com os incrementos de capacidade dos principais produtores em outras regiões essa diferença não será resolvida neste ano. “Aumentos de produção no mundo ainda são muitos pequenos perto da lacuna que tem”, disse Tomazoni.
Executivos da companhia afirmaram que a JBS viu uma migração da demanda do segmento de food service, que atende restaurantes e fast foods, para supermercados no início da epidemia de Covid-19 nos EUA, em meio à corrida das pessoas para fazerem estoques de alimentos em casa. Essa pressão sobre os canais de venda fez a empresa “aumentar muito a produção” para atender o varejo norte-americano nas últimas duas semanas de modo a evitar desabastecimento, movimento que deve retroceder nas próximas semanas, afirmaram os executivos.
A expectativa da empresa é que a margem das operações nos EUA se mantenha estável neste ano. Tomazoni afirmou que a JBS “está sendo muito responsável em movimentos de preços (de seus produtos) para não causar qualquer pânico no mercado”.
Sobre o projeto de listagem de operações da empresa nos EUA, Tomazoni afirmou que segue sendo “estratégico” e “fundamental” para o crescimento da JBS, mas que a crise desencadeada pelo coronavírus obriga a empresa a centrar esforços no atendimento das necessidades de seus funcionários e clientes.
Na quarta-feira, a JBS informou que seu lucro líquido no quarto trimestre aumentou 332% em relação ao período do ano anterior, graças a um aumento nas vendas para a China, que elevou as importações de alimentos drasticamente após a epidemia de peste suína africana, que dizimou cerca de metade dos rebanhos do país. O lucro líquido do quarto trimestre totalizou 2,43 bilhões de reais. (Reuters)