A JBS S.A. está retomando as operações em sua unidade de processamento de aves em Passo Fundo (RS) nesta quarta-feira (20) após receber decisão favorável do Tribunal Superior de Justiça (TST), em Brasília (DF).
“Hoje, terça-feira (19), a empresa promoveu um rigoroso processo de triagem para o retorno ao trabalho a partir de quarta-feira (20), quando a unidade retoma os abates”, disse a JBS em nota.
A unidade tinha sido fechada em 24 de abril por uma decisão judicial que atendia o pedido do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) após a identificação de casos de coronavírus entre funcionários da planta.
A reabertura da fábrica foi posteriormente autorizada no início de maio, segundo decisão de juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Passo Fundo, mas antes que retomasse as atividades, foi novamente interditada pela Prefeitura de Passo Fundo no último dia 7 de maio.
O MPT-RS tem buscado impor medidas de prevenção à covid-19 em frigoríficos no estado, fechando acordos com companhias ou buscando decisões liminares na Justiça para interditar unidades.
Na segunda-feira (18), o MPT-RS disse que obteve liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região determinando que a unidade da JBS em Três Passos se abstenha de praticar atividades extraordinárias aos seus trabalhadores (horas extras) e implemente 36 medidas protetivas seguindo a recomendação dos procuradores do estado, sob pena de multas.
A JBS disse que já adota rígido protocolo de prevenção contra o coronavírus em todas as suas unidades, segundo orientações de órgãos de saúde, do Hospital Albert Einstein e de especialistas médicos.
“A JBS reitera que suas operações seguem os mais elevados padrões de segurança para o setor e não irá comentar processos judiciais em andamento”, disse a empresa. (CarneTec)