A JBS firmou um compromisso com a IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável) na quarta-feira (25) para ampliar a produção sustentável de bezerros no Brasil a 1 milhão de animais até 2025, garantindo a rastreabilidade dos animais, informou a empresa em comunicado.
A parceria foi anunciada pelo presidente global da JBS, Gilberto Tomazoni, e o presidente da IDH, Daan Wensing, durante o Fórum Econômico Mundial.
A JBS disse que irá investir em assistência técnica especializada por meio de seus Escritórios Verdes, buscando incentivar pecuaristas a declarar seus animais na plataforma do Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros.
A maior adesão ao protocolo colaborará para o cumprimento das metas da estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) do estado de Mato Grosso, que visa recuperar 100 mil hectares de pastagens de baixa produtividade em Barra do Garças e 2,5 milhões de hectares em todo o estado.
A estratégia irá colaborar para que Mato Grosso alcance seu compromisso Net Zero até 2035 com redução de emissões de 236 Gton de CO2.
A JBS tem 15 Escritórios Verdes nos estados de MT, PA, RO, GO e MS. Segundo a empresa, mais de 2,4 mil fazendas já se regularizaram do ponto de vista ambiental por meio desses escritórios.
“Com a parceria com a IDH, vamos avançar em mais camadas, agora na produção de bezerros, ponto essencial para a conformidade de todos os elos da cadeia de produção”, disse o presidente da JBS.
A JBS também apoia as metas do Pacto Regional PCI de Barra do Garças, onde opera uma unidade de processamento de carne bovina, e pretende ampliar a parceria para o estado do Pará.
A IDH investiu cerca de 9 milhões de euros em Mato Grosso nos últimos cinco anos, dedicados à Estratégia PCI, ao Instituto e Pactos Regionais PCI. Os recursos também foram investidos no cofinanciamento de projetos em parceria com o setor privado para incentivar a inclusão de produtores, segundo a JBS.
(CarneTec Brasil)