A JBS, a Marfrig Global Foods e a Minerva Foods, os três maiores frigoríficos exportadores de carne bovina do Brasil, estão entre as cinco companhias que receberam aprovação da Tailândia para embarcar a proteína ao país, disseram as empresas.

A Minerva enviou um comunicado ao mercado nesta terça-feira confirmando a habilitação, conforme antecipado pela Reuters na noite de segunda-feira, quando o Ministério da Agricultura anunciou a abertura dos tailandeses para a proteína brasileira.

A unidade da Minerva que foi habilitada está localizada em Palmeiras de Goiás (GO), com capacidade diária de abate de 2.000 cabeças. A planta é a maior da empresa no Brasil.

“Com uma população de aproximadamente 70 milhões de habitantes, a Tailândia figura entre os principais mercados do sudeste asiático, e sua abertura para a carne bovina brasileira configura mais uma oportunidade para o crescimento de nossas exportações”, disse o comunicado da Minerva.

A Marfrig poderá exportar com uma unidade em Ji-Paraná (RO), segundo a empresa.

Já a JBS recebeu a aprovação para uma de suas duas unidades em Campo Grande (MS), informou a companhia.

As duas outras empresas aprovadas para exportar carne bovina ao país asiático são a Frialto, com uma unidade habilitada em Matupá (MT), e a Masterboi, com uma planta aprovada em São Geraldo Araguaia (PA), segundo documento com detalhes das empresas aprovadas visto pela Reuters.

O Ministério da Agricultura disse que a Tailândia importou em 2019 cerca de 90 milhões de dólares em carne bovina do mundo todo e a Austrália participou da metade desse valor, em função de acordo de livre comércio entre os dois países que reduz tarifas de embarque. (Reuters)