CarneTEC – Por Anna Flávia Rochas em 15/05/2019

A JBS S.A. está preparada para suprir a demanda global por carnes relacionada ao surto de peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) na China e para aproveitar novas oportunidades de crescimento, disseram executivos da empresa em uma teleconferência com analistas na terça-feira (14).

A China, maior produtora e consumidora mundial de carne suína, deve ter uma queda de 25% a 35% na sua produção de suínos neste ano como resultado do surto de febre suína, segundo o Rabobank. Essa redução deve gerar demanda extra para outros países produtores de proteína animal, e a JBS espera que todas as suas unidades de negócios se beneficiem neste cenário.

O consumo de carne na China vem aumentando mesmo antes do início da ASF, influenciado pelo crescimento da renda no país. O CEO da JBS, Gilberto Tomazoni, disse que a JBS está bem posicionada para suprir a demanda extra.

“Temos produção em quatro continentes, de cinco tipos de proteína, o que nos dá uma posição bastante vantajosa para aproveitar do ambiente de mercado”, disse Tomazoni.

O presidente da JBS USA, André Nogueira, disse que as exportações de carne bovina da JBS da Austrália para a China aumentaram 80% nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

“O que a gente tem buscado de negócio do Canadá para a China em junho, julho e agosto deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, vai ter um crescimento acima de 100%”, disse Nogueira.

O executivo disse que 2019 pode ser “um ano recorde” para a JBS USA Carne Bovina, considerando o cenário favorável de oferta de gado e a forte demanda mundial pelo produto.

Tomazoni disse que a JBS está atenta às oportunidades potenciais de crescimento para aumentar a capacidade de produção e suprir a demanda extra.

“A compra da planta no Rio Grande do Sul (em abril) foi uma oportunidade e a companhia está preparada para outras oportunidades que vierem a acontecer. Nossa polidez financeira e condições hoje nos possibilitam aproveitar oportunidades no mercado e nos capitalizar em cima disto”, disse Tomazoni.

Ele acrescentou que a JBS também está continuamente monitorando o cenário para ajustar o mix de produtos de acordo com os mercados que oferecem as melhores margens.

“A companhia nunca esteve numa posição tão sólida financeiramente para focar no crescimento”, disse Tomazoni, acrescentando que a oferta pública inicial de ações (IPO) nos EUA ainda é uma das prioridades da JBS.

Ele acrescentou que uma queda esperada nos custos dos grãos também deve impactar na redução dos custos de produção para a empresa neste ano