Para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a inspeção chinesa de frigoríficos brasileiros por videoconferência que ocorrerá na sexta-feira é bom sinal. “A gente pode considerar um sinal de boa vontade dos chineses e uma recuperação da credibilidade do Brasil”, disse ela, de acordo com a assessoria de imprensa do ministério.

Ela disse também que o protocolo entre Brasil e China estabelece inspeção in loco nas plantas, mas o país asiático abriu mão dessa exigência. Esta será a primeira vez que uma inspeção do tipo ocorre por videoconferência. Segundo a ministra, os chineses querem acelerar a liberação das plantas por causa da peste suína africana.

O ministério informou ao Broadcast Agro que, entre os quatro frigoríficos que serão inspecionados nesta sexta-feira, um fica em São Paulo e dois no Paraná. A quarta planta não foi mencionada onde fica. Esses quatro – que são de abates de suínos e frangos – são uma amostra de uma lista de 30 que o ministério elaborou e enviou para o país asiático. Entre os 30, há plantas de bovinos, suínos e frangos. (AE)