Hoje, os consumidores da América Latina exigem mais informações sobre os produtos cárneos que compram e consomem diariamente. Muitos deles desejam acessar uma lista abrangente de dados, que sejam transparentes e compreensíveis, sobre a origem e o processamento da proteína animal.

Essa situação motivou em 2019 a criação de uma ferramenta tecnológica, que hoje é conhecida como a Carnes Validadas.

Essa tecnologia, desenvolvida pelos especialistas argentinos Diego Heinrich e Nicolás Balestrini, se baseia na identificação individual de animais e na tecnologia blockchain. Assim, proporciona transparência ao processo de produção de carne, desde a genealogia, o nascimento do animal, até a chegada da carne nas prateleiras dos supermercados.

“A ferramenta gera confiança, transforma a carne de uma commodity em um produto de alto valor e cria boa reputação e imagem para a empresa”, disse Heinrich em nota, enfatizando que também resultará em um melhor posicionamento no mercado.

A tecnologia foi projetada para sua implementação em plantas de processamento de todos os portes, de pequenas a grandes, e, segundo o executivo argentino, cada ator da cadeia produtiva de carnes pode mostrar seu trabalho ao consumidor final. “Geramos dados para unir empresas e estabelecimentos até chegarmos ao consumidor final”, acrescentou.

Por meio dessa ferramenta, um consumidor pode escanear um código QR na embalagem de carne em um supermercado, açougue ou até em um prato elaborado com carne em um restaurante em qualquer parte do mundo e poderá conferir toda a rastreabilidade do produto.

“Cada empresa poderá contar sua história e seus motivos de produção e comercialização”, enfatizou Heinrich. “A informação faz toda a diferença.”

O consumidor também conhecerá a origem do produto cárneo e as empresas que participaram no manuseio, conservação e embalagem, além de dados sobre o local de criação e alimentação dos animais.

A solução da Carnes Validadas será implementada em breve em plantas de processamento de carne bovina na América Latina, em países como Argentina, México, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Brasil.

Por último, segundo o executivo, um grande número de investidores confia na Carnes Validadas e em seu potencial como uma tecnologia líder na cadeia produtiva de carnes.

“Estamos atentos em poder incorporar novos parceiros, especialmente aqueles que podem nos agregar valor com o crescimento estratégico da empresa na América Latina”, concluiu Heinrich. (CarneTec)