Os preços globais de carnes medidos pelo índice da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) caíram 4,5% em 2020, em relação a 2019, para 95,5 pontos, informou a FAO em comunicado.
“Entre as diferentes categorias de carnes, os preços de carnes de aves registraram a maior queda, seguidos das carnes ovina, suína e bovina”, disse a FAO na quinta-feira (07).
Somente no mês de dezembro, o índice de preços de carnes da FAO teve alta de 1,7% em relação a novembro, para 94,3 pontos, quando preços de carnes de aves se recuperaram devido ao aumento na demanda por importações, especialmente por parte de países do Oriente Médio.
O aumento nas vendas domésticas em diversos países e o impacto adverso dos surtos da gripe aviária na Europa também colaboraram para a elevação no preço de carne de frango em dezembro.
Preços de carnes bovina e ovina também aumentaram em dezembro, refletindo o impacto de oferta reduzida por parte da Oceania devido à alta demanda para reposição do rebanho.
Já os preços de carne suína tiveram leve queda, influenciados pela suspensão das exportações alemãs para mercados asiáticos, como resultado dos surtos de peste suína africana. (CarneTec)