O índice global de preços de carnes da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) caiu 0,9% em novembro, ante outubro, para 117,1 pontos, a quinta queda consecutiva mensal, disse a FAO em comunicado na sexta-feira (04).
O índice ainda ficou 4,1% acima do registrado em novembro do ano passado.
“Em novembro, os preços internacionais de carne bovina caíram pelo quinto mês consecutivo, uma vez que a elevada oferta de exportação da Austrália somou-se à já grande oferta do Brasil, apesar da forte demanda de importação da China”, disse a FAO em comunicado.
Os preços dos outros tipos de carnes se recuperaram, com destaque para a carne ovina, impulsionada pela sólida demanda de importação apesar do aumento sazonal da oferta da Oceania.
“Os preços internacionais da carne de aves também se recuperaram, refletindo a oferta de exportação global mais restrita em meio a contratempos de produção em muitos grandes países produtores devido à intensificação dos surtos de gripe aviária”, disse a FAO.
Já os preços da carne suína subiram devido ao aumento da demanda antes do período de férias e ao impacto dos movimentos cambiais.
(CarneTec)