O índice global de preços de carnes medido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) caiu 0,7% em outubro, na comparação com setembro, mas ficou 22,1% acima do registrado no mesmo mês do ano passado, disse a FAO em comunicado na semana passada.
O índice ficou em 112,1 em outubro, quando registrou a terceira queda consecutiva mensal, disse a FAO em nota.
As cotações internacionais da carne suína caíram em outubro, impactadas pela redução nas compras pela China, e os preços de carne bovina também tiveram redução, refletindo principalmente a suspensão das compras do produto brasileiro pela China.
Já o preço da carne de frango subiu, impulsionado por maior demanda global enquanto as expansões de produção continuaram limitadas pelo alto custo de ração e surtos de gripe aviária, principalmente na Europa.
O valor da carne ovina também aumentou levemente diante das limitações de oferta por parte da Oceania, que está recompondo o rebanho.
O preço das carnes é um dos itens considerados no índice global de preços de alimentos da FAO divulgado mensalmente. O índice global de alimentos teve alta de 3% em outubro, ante setembro, influenciado por altas nas cotações de óleos vegetais e cereais.
(CarneTec)