(Reuters) – As importações chinesas de soja dos EUA aumentaram em dezembro em relação ao ano anterior, mostraram dados divulgados nesta sexta-feira, em momento em que a China aumentou as compras durante uma pausa na guerra comercial dos dois países.

A China trouxe 3,09 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos em dezembro, 44 vezes o nível do mesmo período do ano anterior, segundo dados da Administração Geral das Alfândegas.

O número também subiu na comparação com o volume de 2,56 milhões de toneladas de novembro, depois que algumas cargas foram liberadas alfândega.

Ainda assim, as importações ficaram relativamente baixas ante os níveis de mais de 6 milhões de toneladas do produto dos EUA registradas em 2017 e anos anteriores.

Os dados divulgados na sexta-feira forneceram uma discriminação das compras da China por origem, depois que os números anunciados no início de janeiro mostraram que o país comprou 88,51 milhões de toneladas de soja no total em 2019, versus 88,03 milhões de toneladas em 2018.

Pequim prometeu comprar bilhões de dólares a mais em produtos agrícolas dos Estados Unidos, como parte de um acordo da Fase 1 para acalmar uma disputa comercial.