O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) disse em relatório divulgado na segunda-feira (07) que o setor pecuário mato-grossense poderá sentir repercussões da guerra entre Ucrânia e Rússia.
“Os conflitos entre a Ucrânia e a Rússia têm gerado impactos políticos e econômicos em todo o mundo, o que também traz um alerta quanto a possíveis implicações sobre a pecuária mato-grossense”, disse o Imea.
Os preços de soja e milho já tiveram aumentos de 7,15% e 8,64% em fevereiro, respectivamente, ante janeiro, altas que poderão impactar diretamente nos custos de produção do pecuarista em 2022, segundo o Imea.
As exportações mato-grossenses de carne bovina para a Rússia também poderiam ser afetadas. O estado exportou 8,73 milhões de toneladas de carne bovina à Rússia em 2021, país que é o nono maior importador da proteína do estado.
O Imea disse que os pecuaristas também devem estar atentos aos desdobramentos do conflito na Europa para que estejam preparados para possíveis mudanças no mercado.
Analistas têm alertado para o aumento de custos de produção, como resultado do conflito na Ucrânia, principalmente para aqueles produtores mais dependentes dos grãos para alimentação animal, como os de suínos, frangos e bois de confinamento.
(CarneTec Brasil)