O Serviço Agropecuário do Peru (SAG) informou ter identificado um caso de gripe aviária de alta patogenicidade da variante H5N1 em um pelicano encontrado na área urbana de Pichilemu, região de O’Higgins. Segundo nota do Ministério da Agricultura do país, a presença da doença confirma que o vírus continua a se deslocar para o sul do Peru em aves silvestres, sem ainda afetar as espécies domésticas ou industriais.
“Diante deste novo caso positivo, o SAG aumentou o nível de alerta considerando que a doença entrou em uma região de intensa produção avícola, motivo pelo qual está reforçando o trabalho de vigilância, principalmente na avicultura e na indústria”, disse o comunicado. O diretor regional do SAG, Luis Rodríguez, afirmou que a entidade está trabalhando para conter a ocorrência e destacou o pedido para os produtores avícolas reforçarem suas medidas de segurança, evitando contato de suas aves com as selvagens.
“Estamos lidando com essa situação desde que foi alertada a possibilidade de receber o vírus da América do Norte”, disse o subsecretário de Agricultura, José Guajardo Reyes. “Confirmado o primeiro caso em nosso país, iniciamos a constituição de comissões técnicas e, até o momento, coordenamos diversas ações com as autoridades de todas as regiões afetadas pela doença.”