O plantio de soja da safra 2020/21 no Paraná avançou 8 pontos porcentuais em uma semana, para 92% da área prevista, disse o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura paranaense, em relatório semanal. Conforme o boletim, a situação das lavouras piorou: se na semana passada, 75% estavam em boa condição de desenvolvimento, agora são 70% nessa situação. O Deral apontou ainda 27% das plantações em condição média e 3% em ruim. Das lavouras já instaladas, 82% estão em desenvolvimento vegetativo, 15% em germinação e 3% em floração.
O plantio da safra de milho verão avançou 3 pontos porcentuais, para 98%. As condições do milho também pioraram. Na semana passada, 74% das plantações estavam em boa situação; nesta semana, essa proporção era de 71%. A fatia de lavouras em condições médias era de 25%, e, em situação ruim, de 4%. Conforme o Deral, 84% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 11% em floração, 4% em germinação e 1% em frutificação.
Já a primeira safra de feijão está 97% semeada, ante 95% sete dias atrás. O Deral informou que 77% das lavouras estão em situação boa, ante 78% na semana anterior. Ainda segundo o departamento, 21% das plantações estão em condições médias e 2% em ruins. Quanto às fases, 56% das plantações se encontram em desenvolvimento vegetativo, 27% em floração, 11% em frutificação, 4% em germinação e 2% em maturação.
Quanto ao trigo, a colheita da safra 2019/20 alcança 99% da área no Estado, avanço de 2 pontos porcentuais em uma semana. Ainda de acordo com o Deral, as condições das lavouras do cereal também pioraram: se na semana passada 92% estavam em boa condição, agora são 87%. O departamento disse ainda que 13% das plantações estão em situação média. Todas as áreas ainda não colhidas já estão em maturação. (AE)