O plantio de trigo da safra 2021/22 na Argentina alcançou 97,9% da área total prevista, de 6,5 milhões de hectares, disse a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. O avanço na semana foi de 1,7 ponto porcentual. Na comparação anual, os trabalhos estão 3,8 pontos porcentuais adiantados. Segundo a bolsa, focos de excesso hídrico no centro-leste da área agrícola e falta de umidade superficial no sul impediram um avanço mais significativo na semana.
A parcela da safra de trigo em condição boa ou excelente diminuiu de 59% para 57% na semana, disse a bolsa. A parcela em condição regular ou ruim aumentou de 2% para 4%.
A colheita de milho alcançou 72,2% da área plantada, um avanço de 9,8 pontos porcentuais ante a semana anterior. Segundo a bolsa, a redução da umidade dos grãos nas lavouras implantadas mais tarde permitiu um progresso maior dos trabalhos. Os maiores avanços foram registrados nas províncias de Córdoba, Santa Fe e Salta. Até agora, o rendimento médio nacional continua muito bom, e a bolsa manteve a estimativa de produção em 48 milhões de toneladas.
A parcela da safra de milho em condição boa ou excelente diminuiu de 36% para 30% na semana. A parcela em condição regular ou ruim se manteve em 19%.
(AE)