O plantio de soja na Argentina foi finalizado na última semana, com a área total prevista em 16,2 milhões de hectares, disse a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. Na semana, o avanço foi de 0,7 ponto porcentual. Segundo a bolsa, chuvas frearam a deterioração das lavouras de soja em grande parte da região agrícola. Conforme o relatório, entretanto, perdas esperadas de até 30% ao sul de Santa Fé e ao norte de Buenos Aires podem reduzir a estimativa de produção atual, de 41 milhões de toneladas.
A bolsa informou que 12% da safra de soja apresentava condição boa ou excelente, ante 7% na semana anterior. A parcela em condição normal passou de 39% para 42%, enquanto o porcentual em condição regular ou ruim diminuiu de 54% para 46%.
O plantio de milho avançou 2,5 pontos porcentuais na semana e atingiu 96,5% da área total prevista, de 7,1 milhões de hectares. A bolsa disse que o clima mais úmido permitiu o progresso do plantio e melhorou a situação das áreas do cereal que estão no período de definição de rendimento.
Na semana, a parcela da safra de milho em condição boa ou excelente passou de 12% para 22%. A bolsa disse que a parcela em condição normal passou de 49% para 46%. Já o porcentual em condição regular ou ruim diminuiu de 39% para 32%.