O plantio de soja na Argentina atingiu 93,5% da área prevista para 2020/21, disse a Bolsa de Buenos Aires, em relatório semanal. A semeadura avançou 5,9 pontos porcentuais em uma semana e está 0,3 ponto porcentual adiantada em relação a igual período do ano passado. Segundo a Bolsa, falta plantar 1,1 milhão de hectares, concentrados no extremo Norte do país. Os maiores avanços foram registrados no Noroeste da Argentina, no sul de Buenos Aires e no sul de La Pampa, refletindo as chuvas dos últimos dez dias, disse a Bolsa.
A parcela da safra de soja em condição boa ou excelente diminuiu de 42% para 27% na semana. Já a parcela em condição ruim ou muito ruim aumentou de 7% para 17%.
O plantio de milho atingiu 85,3% da área prevista, segundo a Bolsa. A semeadura avançou 10,5 pontos porcentuais na semana, mas segue com atraso de 2,9 pontos porcentuais ante a temporada anterior. A Bolsa disse que 12% da safra de milho tem condição boa ou excelente, em comparação a 17% na semana anterior. A parcela em condição normal se manteve em 65%.
Quanto ao trigo, a colheita atingiu 98,4% da área plantada, avanço de 6,5 pontos porcentuais ante a semana anterior. Na comparação com o ciclo anterior, os trabalhos agora estão 2,9 pontos porcentuais adiantados. A bolsa elevou a previsão de produção de 16,8 milhões para 17 milhões de toneladas. A revisão se deve à produtividade acima do esperado nas quatro regiões onde a colheita ainda não foi concluída, disse a Bolsa. A parcela da safra em condição boa ou excelente passou de 35% para 34% na semana. (AE)