A colheita de soja da safra 2019/20 na Argentina atingiu 97,2% da área plantada no país, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. Os trabalhos avançaram 3,9 pontos porcentuais na semana e registra um recorde ante igual período do ano passado – o maior ritmo das últimas nove temporadas. “O clima seco de outono permitiu que os trabalhos de campo avancem rapidamente em toda a área agrícola nacional”, disse a bolsa.
A bolsa calcula que 48,8 milhões de toneladas de soja já foram colhidas. “Cerca de 90% desta produção foi colhida em somente dois meses. A maior parte da área a ser retirada das lavouras está localizada no sul da área agrícola”, ressalta o relatório. A bolsa manteve a previsão de produção de soja em 49,5 milhões de toneladas.
De milho, a colheita atingiu 47,2% da área, avanço de 3,7 pontos porcentuais na semana, com 26,4 milhões de toneladas do grão retiradas das lavouras. “Após uma semana de pouca chuva no país, a colheita está 9,8 pontos porcentuais à frente de igual período do ano passado”, destaca a bolsa. Segundo a entidade, os trabalhos de campo estão concentrados no centro e norte da região agrícola.
A Bolsa de Cereais informou também que o plantio de trigo da safra 2020/21 atingiu 13,4% da área a ser plantada, estimada em 6,8 milhões de hectares, avanço de 8,3 pontos porcentuais na semana. “Nesta data, é registrado um adiantamento anual de 5,7 pontos percentuais, por causa da tentativa do produtores de aproveitar a umidade do solo e alcançar uma boa implementação do cereal”, explica a Bolsa. De acordo com a entidade, apesar da oferta limitada de água, ainda há grande parte da janela de plantio à frente para recuperar a umidade do solo. (AE)