A Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a safra de soja da Argentina, de 38 milhões para 33,5 milhões de toneladas. Segundo a bolsa, o corte foi motivado por geadas fora de época na parte oeste da área agrícola, ausência de chuvas e uma onda de calor no começo de fevereiro. As áreas mais afetadas pelas baixas temperaturas estão em San Luis, sul de Córdoba e norte de La Pampa-oeste de Buenos Aires. A dimensão dos danos será avaliada nas próximas semanas e, dependendo do impacto, a estimativa de produção poderá ser ajustada novamente, disse a bolsa.
A bolsa informou que 3% da safra de soja apresentava condição boa ou excelente, ante 9% na semana anterior. A parcela em condição normal passou de 35% para 37%, enquanto o porcentual em condição regular ou ruim aumentou de 56% para 60%.
A estimativa para a safra de milho no país também foi reduzida, de 44,5 milhões para 41 milhões de toneladas. De acordo com a bolsa, os rendimentos verificados nas lavouras de milho precoce estão abaixo das expectativas iniciais, assim como a produtividade esperada para os núcleos Norte e Sul.
Na semana, a parcela da safra de milho em condição boa ou excelente diminuiu de 11% para 9%. A bolsa disse que a parcela em condição normal passou de 44% para 40%. Já o porcentual em condição regular ou ruim aumentou de 45% para 51%.