Uma missão veterinária do Vietnã fará inspeção em frigoríficos brasileiros entre os dias 5 e 15 de agosto como parte do processo para potencial abertura de mercado para a carne bovina brasileira, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na quinta-feira (25).
A missão irá visitar a cadeia produtiva de bovinos e o sistema brasileiro de defesa agropecuária nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, disse o Mapa em nota.
Frigoríficos, fazendas de criação de animais e o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Pedro Leopoldo (MG), considerado referência no diagnóstico de febre aftosa, estão no roteiro da missão.
A ministra Tereza Cristina visitou o Vietnã em maio para negociar a retomada das vendas de carne bovina ao país. Na ocasião, ela disse que esperava avanços nas relações comerciais com o país asiático.
“No Vietnã, nós conversamos sobre abertura para mercado de boi em pé, que é uma coisa que o Brasil vinha pedindo e que eles demostraram muito interesse… E além do boi em pé, eles nos colocaram que devem abrir (o mercado de) carne pro Brasil no segundo semestre”, disse a ministra. (CarneTec)