A Friboi concluiu mais um ciclo de certificação do Selo da Cadeia de Fornecimento, a inclusão da área de Alimentos Preparados. O protocolo passou por uma revisão no ano passado, e a unidade de Cajamar (SP) se tornou a primeira desse segmento a contar com a certificação, informou a unidade de negócios de carne bovina da JBS na segunda-feira (22).
Todas as unidades produtivas in natura que operaram o ano completo de 2020 também renovaram o selo, que considera avanços em bem-estar animal e boas práticas de manejo no transporte, no curral e nas instalações internas das unidades, além de classificação e tipificação da matéria-prima.
“Para 2021, a expectativa é expandir o protocolo ainda mais e alcançar todas as unidades de Alimentos Preparados, além de aumentar o portfólio de produtos com o Selo no rótulo”, disse a Friboi em nota.
Diante da pandemia do novo coronavírus, o checklist do selo passou por uma adaptação para que as auditorias pudessem ser realizadas remotamente. Esse trabalho ficou a cargo da certificadora SBC (Serviço Brasileiro de Certificação), e as verificações ocorreram entre os meses de agosto e dezembro.
Antes das auditorias, todas as fábricas da Friboi receberam treinamentos externos on-line e ao vivo sobre os temas-chave do protocolo. Ao todo, mais de 2,7 mil colaboradores e motoristas boiadeiros próprios e terceiros passaram pela capacitação, um aumento de mais de 600 pessoas treinadas em relação ao ano anterior, revelou a companhia. Os módulos foram ministrados pelas empresas SPT (Soluções Palestras e Treinamentos) e BEA Consultoria e Treinamento. (CarneTec)