Confira as condições de temperatura e chuva previstas para esta terça-feira (27):
Região Sul
Uma frente fria está avançando lentamente pelo Rio Grande do Sul, porém, devido a um bloqueio atmosférico, não conseguirá gerar instabilidades generalizadas. Espera-se apenas pancadas rápidas de chuva na metade sul gaúcha hoje, acompanhadas por ventos de até 50 km/h e raios. No entanto, o volume de chuva não deve ser muito expressivo. Nas regiões norte do estado, Santa Catarina e Paraná, o tempo firme continuará predominando.
Região Sudeste
O tempo se manterá firme em todo o Sudeste nesta terça-feira. Vale destacar os baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no oeste paulista e no triângulo mineiro.
Região Centro-Oeste
Não há previsão de chuva em toda a região Centro-Oeste hoje, devido à presença de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Portanto, as altas temperaturas durante a tarde serão o destaque na região.
Região Nordeste
A maior parte do Nordeste terá tempo firme. No entanto, as ondas de leste manterão o tempo instável no litoral, com previsão de volumes significativos de chuva entre Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e também no litoral do Maranhão.
Região Norte
Hoje ainda são esperadas pancadas de chuva na porção norte da região. Essas chuvas são causadas por instabilidades tropicais e podem resultar em volumes significativos, afetando o extremo norte do Amapá, norte de Roraima e nordeste do Pará. Na porção sul, o tempo firme continuará predominando.
O que esperar para o tempo no final deste mês?
Até o final de junho e início de julho, o Brasil permanecerá sob influência de uma condição de tempo seco em grande parte do país, devido a um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias e a formação de instabilidades em altos níveis da atmosfera.
Conforme o tempo seco persiste, as temperaturas aumentam e a umidade do ar e do solo diminui. É importante ressaltar que o inverno está apenas começando e o tempo seco ainda predominará nas próximas semanas. Esta semana poderá apresentar potencial de chuva em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, porém de forma irregular e com volumes reduzidos.
Com a aproximação de uma frente fria, o clima se tornará nublado e haverá possibilidade de chuva, mas sem grandes preocupações para as atividades agrícolas. Prevê-se volumes significativos apenas no extremo sul gaúcho, em áreas bastante específicas.
No final da semana, a frente fria poderá atingir a região Sudeste, porém com intensidade reduzida, trazendo chuvas isoladas e com pouca acumulação para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Em algumas partes do Norte e Nordeste, também pode ocorrer chuva pontual devido a instabilidades tropicais, como as ondas de leste e a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical).
Até o dia 2 de julho, são esperados volumes acima de 40 mm no litoral de Pernambuco e Paraíba, bem como no noroeste do Amazonas, norte de Roraima e entre o leste do Amapá e nordeste do Pará. Quanto às temperaturas, não são esperados novos episódios de geada por enquanto, prevalecendo o calor, especialmente na região do Brasil Central.
(Canal Rural)