Uma nova frente fria chegará ao país amanhã e derrubará fortemente as temperaturas nas regiões sul, sudeste, centro-oeste, estendendo a Rondônia e Acre.
A previsão indica temperaturas mínimas para a região sul abaixo de 5°C, com grande possibilidade formação de geadas em várias localidades, além de precipitação de neve nas serras gaúcha e catarinense.
Até o momento o clima tem favorecido sobremaneira a produtividade da safra 2016/17 em todo o Cone Sul. Entretanto, a partir de agora, aumentam as chances de que 2017 apresente chuvas abaixo da média em todo o Brasil Central, com exceção da região Sul. Além disso, em anos de La Niña é comum o avanço de massas de ar polar, que favorecem a formação de geadas e a manutenção de temperaturas até 2°C abaixo da média com o alongamento do inverno.
Confirmado este cenário, é possível ocorrer prejuízos à safra de verão, especialmente para culturas como soja, milho e algodão.
As chuvas devem retornar com firmeza apenas em novembro, após o início do plantio (que costuma ocorrer entre setembro e outubro).
Há a possibilidade da ocorrência de veranico severo em janeiro, com a volta das chuvas em março, abril e maio, favorecendo então a segunda safra de milho.
Fonte: Cptec/Inpe