Representantes da cadeia produtiva de carne de frango da América Latina lançaram o Guia para Identificação e Sistematização de Informações sobre Regras do Comércio de Aves. Segundo comunicado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o documento desenvolvido pela Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) concentra informações sobre as normas específicas da regulamentação nacional de produtos avícolas de cada país membro da ALA.
Em nota, o gerente do Programa de Comércio Internacional e Integração Regional do IICA, Daniel Rodríguez, afirmou que o guia oferecerá aos países informações técnicas especializadas para acessar os mercados internacionais. “É extremamente importante que os exportadores conheçam as atuais regulamentações comerciais em nível multilateral em entidades como a OMC e com os principais parceiros comerciais, como Estados Unidos, China e União Europeia”, disse.
O manual inclui legislações e regulamentações nacionais voltadas às agroindústrias do setor que buscam acessar o mercado internacional. “O futuro da alimentação mundial passa pela América Latina e Caribe e a indústria avícola deve estar preparada para este chamado”, ressaltou a diretora da ALA, Juana Galván.