As Filipinas retiraram um embargo sobre as importações de carne de frango do Brasil, disse a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta quinta-feira, em movimento que marca o fim de uma proibição introduzida em agosto por causa da suposta detecção de Covid-19 na embalagem de um produto.
A ABPA afirmou em comunicado que o Departamento de Agricultura das Filipinas emitiu nesta semana um memorando que volta a liberar a carne de fango importada do Brasil, maior exportador global da proteína.
“O Brasil prestou todos os esclarecimentos e demonstramos a confiabilidade do produto brasileiro”, disse a ABPA. “Barreiras sem fundamento técnico científico, sem qualquer esclarecimento e demonstrações, não são bases para um embargo.”
A proibição havia ocorrido na segunda quinzena de agosto, após a suposta detecção de traços de Covid-19 na embalagem de um produto na China, indicou a ABPA.
Com a suspensão das restrições, a ABPA espera que as vendas para o mercado filipino retomem patamares equivalentes aos registrados antes da suspensão.
O país era um dos principais destinos do produto brasileiro na Ásia, aparecendo no 12º lugar geral entre os maiores importadores da proteína, disse a ABPA.
As Filipinas compraram cerca de 2% do total exportado pelo Brasil no primeiro semestre deste ano, afirmou a associação. (Reuters)