Tem início no dia 1° de maio a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado de São Paulo quando deverão ser vacinados 10,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as idades. A vacinação de outros animais é proibida.
Apesar das medidas em vigor de combate ao Covid-19, as atividades relacionadas à imunização contra as doenças que apresentam alto impacto comercial e em saúde animal, como a febre aftosa, devem ser mantidas.
“Os proprietários devem adotar medidas que minimizem o contato social para adquirirem as doses da vacina, de preferência entrando em contato com as revendas e agendando, quando possível, a entrega na propriedade rural, no sistema delivery “, orienta o médico veterinário Adriano Macedo Debiazzi, que junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária responde pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Febre Aftosa.
A declaração da vacinação deve ser realizada, de preferência, por meio eletrônico, através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), em www.gedave.sp.gov.br
Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração na internet, preencher e encaminhá-la por e-mail (a declaração está disponível AQUI). A data limite para entrega da declaração da vacinação é 07 de junho de 2021.
Em último caso, o produtor poderá entrar em contato com as regionais através dos telefones e endereços eletrônicos disponíveis no site da coordenadoria – www.defesa.agricultura.sp.gov.br – para verificar a melhor forma de realizar a declaração. (Ascom SAA-SP retransmitido pelo BeefPoint)