SOJA

As exportações parciais de soja em grão referentes aos embarques da segunda semana de outubro/17 registraram o volume de 963,9 mil toneladas.

A média diária calculada fica, portanto, em 107,1 mil toneladas, com projeção das exportações até o final do mês em torno de 2,14 milhões de toneladas.

Se o volume se confirmar, será metade que o registrado em setembro, um recuo natural já que as exportações da oleaginosa têm movimentação negativa no segundo semestre do ano. Por outro lado, o volume representaria aumento de 114% em relação as 998,2 mil toneladas embarcadas em outubro de 2016.

Por fim, as exportações ocorreram em proporções maiores no relatório dessa semana, indicando demanda internacional ainda crescente pela oleaginosa brasileira.

 

MILHO

As exportações parciais de milho até a primeira semana de outubro, também projetam um volume total embarcado até o final do mês inferior ao registrado em setembro de 2017.

Até o momento foram embarcadas 2,15 milhões de toneladas do cereal. A partir das exportações diárias de 239,3 mil toneladas, estima-se volumes totais de embarques até o final do mês na ordem de 4,79 milhões de toneladas.

Se confirmado, o volume será 18,95% inferior a setembro, porém, mais de quatro vezes superior à quantidade de 1,1 milhão de toneladas em outubro de 2016.

Em contraste com as exportações de soja, os ritmos para as exportações do milho caíram em relação ao relatório da semana passada, e o feriado na China na última semana pode ser o principal motivo para a menor proporção de embarques.