Gustavo Rezende Machado é trainee pela Agrifatto
As exportações parciais de soja em grão até a 4ª semana de setembro registraram um volume total acumulado de 3,41 milhões de toneladas. Os cálculos projetam um volume de 4,55 milhões de toneladas até o fim do mês, se confirmado, seria um recorde para as exportações de soja em setembro de toda a série histórica
Apesar dos embarques esse mês estarem 216% superior a set/16 e 22% superior ao exportado em set/15, os dados confirmam a sazonalidade natural das exportações da oleaginosa, que têm queda a partir do segundo semestre, e assim com os embarques 23% inferior a agosto desse ano.
Já os volumes registrados para as exportações do milho até a 4ª semana de setembro também confirmam o desempenho consistente dos embarques para o cereal, com o acumulado de 4,33 milhões de toneladas, a proporção se mostra 9,88% superior a agosto/17 e 98% superior a setembro/16.
Os ritmos dos embarques projetam um volume de 5,78 milhões de toneladas até o fim do mês e que se confirmado, será o maior volume mensal embarcado para setembro de toda a série histórica.