(Reuters) – As exportações de carne bovina in natura e de algodão do Brasil atingiram máximas históricas para um único mês em outubro, mostraram nesta sexta-feira dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Os embarques da proteína somaram 160,1 mil toneladas no mês, superando o recorde anterior de 150,7 mil toneladas, registrado em setembro de 2018, de acordo com dados compilados pela Reuters.

A demanda pela carne bovina brasileira disparou em 2019, especialmente com compras da China, afetada pela peste suína, o que tem sustentado os preços.

Já as exportações de algodão encerraram o mês passado em 273,4 mil toneladas, batendo o recorde prévio de dezembro de 2018, de 214,6 mil toneladas.

Os embarques do algodão brasileiro foram estimulados pela safra recorde verificada em 2018/19, quando a produção saltou 35,9%, para 2,7 milhões de toneladas da pluma, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Além disso, a Índia, maior produtora mundial da fibra, vem enfrentando dificuldades para fechar contratos de exportação devido à baixa competitividade.