As exportações brasileiras de carne bovina angus certificada subiram 26,8% nos 11 primeiros meses de 2021, comparadas ao mesmo período do ano passado, segundo informações da Associação Brasileira de Angus (ABA) divulgadas na segunda-feira (13).
O Brasil exportou 692,4 toneladas de carne angus certificada no período, superando o volume de 614,5 toneladas exportado em todo o ano passado, conforme dados apresentados pela gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, em Assembleia Ordinária da ABA nesta semana.
“O Brasil é conhecido pela exportação em volume, mas está se consolidando em um mercado extremamente competitivo, o da carne premium”, disse Ana Doralina, segundo nota divulgada pela ABA.
A China foi o principal destino da carne angus certificada, tendo comprado 47,5% do total exportado. A Palestina comprou 18,5% do volume total. Outros principais destinos foram: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Cingapura, Irã, Omã, Líbano, Bermudas, Qatar e Hong Kong.
A ABA disse que em 2021 o Programa Carne Angus registrou o maior índice de certificação da história, com 74 em cada cem animais abatidos de janeiro a novembro certificados pelo Programa Carne Angus Certificada.
Os abates totais de bovinos angus certificados caíram 3,1% nos 11 primeiros meses do ano. Já a produção de carne angus subiu 12,6% no período, sinalizando maior aproveitamento dos cortes gerados por carcaça.
(CarneTec)