As exportações brasileiras de carnes de frango, suína e de ovos em 2021 poderão superar as estimativas iniciais, disse o diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luis Rua, no podcast da entidade Pauta ABPA divulgado na terça-feira (13).
Os resultados das exportações desses produtos no primeiro trimestre de 2021 surpreenderam a ABPA, segundo o executivo.
“A expectativa é de que a gente possa ter um ano de 2021 com ainda mais aumentos de exportações de carne de aves, suína e ovos”, disse Rua.
“A gente vê, de alguma maneira, mercados importantes para nós retomando a atividade econômica”, disse ele, citando Arábia Saudita e China.
Segundo Rua, essa retomada das atividades econômicas em importantes países importadores de carnes brasileiras, o avanço na vacinação e os dados de exportações no primeiro trimestre indicam “a possibilidade de uma superação do que a gente havia previsto inicialmente” em relação às exportações para 2021.
“Pode ser que a gente tenha aí um novo ano de recorde”, disse Rua.
No primeiro trimestre do ano, as exportações nacionais de carne suína tiveram alta de 21,86%, a 253,5 mil toneladas. Já as de carne de frango subiram 1,44%, a 1,036 milhão de toneladas.
A ABPA estimou ao final do ano passado alta de 0,5% a 3,6% no volume total de exportações de carne de frango brasileira em 2021, e de 4,9% a 10% nos embarques de carne suína. (CarneTec)