CarneTec – Por Anna Flávia Rochas em 10/06/2019
As exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processada) subiram 14,4% em maio, em relação ao mesmo mês do ano passado, influenciadas pelo aumento das compras da China, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na sexta-feira (07).
O volume total de embarques brasileiros no mês foi de 381,1 mil toneladas em maio, dos quais 54,8 mil toneladas foram importadas pela China, que elevou as compras em 49% ano a ano.
“A China se isolou como principal destino dos embarques brasileiros. O efeito gerado no mercado pela crise sanitária no país asiático impulsionou as importações, o que gerou efeitos, também na rentabilidade do mercado, com elevação de preços médios”, disse o presidente da ABPA, Francisco Turra, em nota.
A receita resultante dos embarques brasileiros de carne de frango em maio foi de US$ 658,9 milhões, alta de 27,3% ante maio de 2018.
Outros fortes aumentos nas vendas em maio ocorreram nos embarques para os Emirados Árabes Unidos, que compraram 30,7 mil toneladas, 49% acima do realizado no mesmo período do ano passado.
A União Europeia expandiu as importações em 26%, para 26,2 mil toneladas em maio.
De janeiro a maio, o Brasil exportou 1,66 milhão de toneladas de carne de frango, 3,6% a mais do que no mesmo período do ano passado. A receita dos embarques somou US$ 2,76 bilhões, alta de 6,3%.
“A disrupção no mercado gerado pela China ocorre em um momento em que outros importadores relevantes incrementaram suas compras”, disse o diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin.