A perspectiva para as exportações de carne bovina brasileira em 2023 segue positiva, mesmo após os resultados dos embarques em janeiro mostrarem uma tendência de preços médios mais baixos neste ano, segundo o BB Investimentos.
O preço médio das exportações brasileiras de carne bovina em janeiro, em dólares por tonelada, teve queda de 7,5% na comparação anual, apesar de permanecer praticamente estável na comparação mensal.
“As projeções seguem otimistas para a demanda externa por carne bovina e o Brasil pode assumir o papel de destaque no comércio global da proteína considerando a possibilidade de uma oferta mais restrita em outros mercados, como nos EUA, e demanda aquecida em diversos mercados premium”, escreveram analistas do BB Investimentos em relatório divulgado na sexta-feira (10).
A habilitação anunciada em janeiro de 11 frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina à Indonésia, entre os quais três plantas da Marfrig e uma da Minerva, contribui para esse cenário positivo.
Para as carnes de frango e suína, os preços de venda ao mercado externo permaneceram em patamar elevado, mas as margens da indústria brasileira seguem pressionadas em razão de altos preços do milho, segundo o BB Investimentos.
“Mesmo com a expectativa de uma safra satisfatória no Brasil, a quebra relevante esperada para a safra do cereal (milho) na Argentina tem pressionado os preços para cima. Além disso, a demanda externa aquecida pelo grão brasileiro tem potencial de competir com a demanda doméstica, trazendo mais um elemento de pressão sobre os preços dos insumos da indústria local.”