O Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) continua a intensificar os seus esforços para proteger a indústria norte-americana da peste suína africana (ASF, sigla em inglês), informa o site porkbusiness.

Greg Ibach, subsecretário de Marketing e Programas Regulatórios do USDA, disse que uma das prioridades das ações de combate ao vírus da ASF é investir no aumento da capacidade de diagnóstico da doença nos laboratórios espalhados pelo país da América do Norte.

“Muitos de vocês que possuem indústrias suínas fortes em seu Estado ouvem quase semanalmente, ou até diariamente, os produtores de suínos preocupados com a possibilidade de ocorrência de casos da peste suína africana nos Estados Unidos”, disse Ibach.

Em maio passado, o USDA começou a implementar um plano de vigilância para aumentar os seus esforços de prevenir a entrada da ASF. Como parte desse plano, o APHIS começou a trabalhar com a indústria suína, os Estados e laboratórios de diagnóstico veterinário para testar a ASF.

Atualmente, existem 46 laboratórios nos EUA capacitados para realizar testes referentes ao vírus da ASF. Essa capacidade permite ao APHIS testar mais de 40.000 amostras diferentes por dia, informa a reportagem. (DBO)