Os embarques de soja do Brasil em maio atingiram 6,1 milhões de toneladas até 17, com uma média diária de 511,4 mil toneladas, abaixo do ritmo registrado até o dia 10 (540 mil toneladas/dia), informou nesta segunda-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia.
Ainda que em ritmo levemente mais fraco ante o início do mês, as exportações do Brasil caminham para superar o total de abril, de pouco mais de 10 milhões de toneladas, mas ainda ficariam abaixo do recorde histórico para embarques em um mês, de 12,35 milhões de toneladas, atingido em maio de 2018, segundo os dados.
As exportações em maio deverão atingir pouco mais de 10 mihões de toneladas, de acordo com dados da agência marítima Cargonave, que considera cerca de 180 navios com previsão de embarques neste mês.
O mês de maio costuma ser um dos mais fortes da exportação de soja do Brasil, o maior exportador global da oleaginosa, com produtores escoando a safra colhida nos primeiros meses do ano.
Os embarques já realizados no mês são em geral de negócios fechados anteriormente, antes de as vendas serem impulsionadas na semana passada por uma maior presença de compradores da China no Brasil e com um dólar favorecendo os acordos, conforme reportou a Reuters.
Na semana passada, os negócios foram acelerados por maior demanda chinesa, diante de notícias sobre problemas para um acordo comercial entre Estados Unidos e China, além de um dólar acima de 4 reais, no maior valor em oito meses, o que estimula vendas por parte dos produtores no Brasil.
Fonte: Reuters