O Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu a estimativa de exportação de carne de frango brasileira em 2023, segundo relatório divulgado neste mês.
“Demanda mais fraca da China, União Europeia, África do Sul e Reino Unido irão impactar principalmente o Brasil, o líder mundial nas exportações”, disse o USDA.
O Brasil deverá exportar cerca de 4,56 milhões de toneladas de carne de frango em 2023, segundo o USDA. Em outubro, a estimativa era de 4,8 milhões de toneladas em exportações brasileiras.
“Preços competitivos, ausência de influenza aviária e diversa oferta de produtos permitirão que a redução de embarques do Brasil para a China seja amplamente compensada por outros mercados”, disse o USDA.
A previsão de produção de carne de frango brasileira em 2023 foi reduzida de 14,85 milhões para 14,74 milhões de toneladas.
O USDA elevou a estimativa da demanda doméstica brasileira por carne de frango em 2023 para 10,19 milhões de toneladas, ante 10,05 milhões de toneladas estimadas em outubro do ano passado.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) estimou em dezembro de 2022 que as exportações brasileiras de carne de frango deverão somar entre 5 milhões e 5,2 milhões de toneladas em 2023.