O governo federal lança nesta sexta-feira às 10h30, em evento no Palácio do Planalto, a Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, papel que poderá ser usado por produtores rurais para captar recursos destinados à preservação rural nas propriedades. A informação foi confirmada ao Broadcast Agro pelo Ministério da Agricultura. O lançamento fará parte da programação referente aos 1.000 dias de mandato do presidente Jair Bolsonaro.
O secretário de Política Agrícola da Agricultura, Guilherme Bastos, participará da cerimônia por meio de vídeo conferência, segundo a pasta, já que estará em Bonito (MS) para o lançamento de outra ação, o programa Águas do Agro, de preservação do solo e de recursos hídricos no meio rural.
A CPR é um documento amplamente usado por produtores rurais, desde 1994, que implica a promessa de entrega futura de produto agropecuário ou, no caso de CPRs financeiras, do valor correspondente. As CPRs Verdes, em vez de financiarem a produção agrícola, serão emitidas para captar dinheiro para ações de preservação. Técnicos da área agrícola do Ministério da Economia calculam um potencial de emissão de R$ 30 bilhões de CPR verdes em quatro anos.
(AE)