Entre os beneficiários do Auxílio Brasil na cidade do Rio de Janeiro que deixaram de comprar carne bovina nos últimos meses, a maioria pretende voltar a consumir o produto após o aumento no valor do benefício para R$ 600, segundo pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) divulgada na semana passada.
A carne bovina foi o principal item citado pelos beneficiários entrevistados, mencionada por 80% deles como o produto que pretendem voltar a consumir. Cerca de 45% dos consumidores entrevistados pretendem voltar a consumir carne de frango e 29%, a carne suína. As respostas são cumulativas.
Entre os entrevistados que não cortaram o consumo de carnes, 79% pretendem aumentar a quantidade consumida de carne bovina e 29% citaram a carne suína.
O auxílio com o aumento de R$ 200 começou a ser pago no último dia 9 de agosto, e a sondagem da Asserj foi realizada nos dois últimos fins de semana de agosto em quatro supermercados das zonas norte e oeste da capital fluminense.
“Desde maio, o setor de supermercados vem registrando alta, o que deve se manter com o aumento do Auxílio Brasil. A sondagem confirma esta tendência e aponta, principalmente, os produtos que foram mais afetados pela inflação nos últimos meses, caso da carne bovina e do leite, impactado ainda por fatores sazonais”, disse o presidente da Asserj, Fábio Queiróz, em nota divulgada pela entidade.
“O setor está otimista com um aumento do consumo nos próximos meses.”
(CarneTec)