A confiança da indústria no Brasil provavelmente mostrará forte recuperação em junho, registrando a maior variação mensal positiva da série depois de uma melhora na percepção dos empresários sobre a situação atual e sobre os próximos meses.
A Fundação Getulio Vargas informou nesta segunda-feira que a prévia da Sondagem da Indústria sinaliza que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) deverá aumentar 15,2 pontos em relação ao mês anterior em junho, para 76,6 pontos. Caso o resultado se confirme, essa será a maior variação mensal positiva já registrada.
“O avanço da confiança em junho é resultado da melhora da avaliação dos empresários em relação ao presente e, principalmente, para os próximos três e seis meses”, disse a FGV em nota.
O Índice de Expectativas — que mostra a percepção dos empresários sobre o futuro da indústria — deve saltar 20,6 pontos, para 75,5 pontos, recuperando nos últimos dois meses mais da metade da queda observada em abril.
Já o Índice de Situação Atual deve mostrar recuperação de 9,2 pontos, para 77,8 pontos, o equivalente a um terço da perda de abril.
A melhora no sentimento dos empresários em relação à indústria ocorre em meio ao relaxamento das medidas de quarentena em importantes centros econômicos do Brasil, como várias cidades do Estado de São Paulo.