A Conbrasfran 2024 (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango) vai ser realizada de 25 a 27 de novembro com mobilização da indústria na retomada da avicultura gaúcha após as perdas com as enchentes no Estado. A realização do encontro mostra a força, a união e a resiliência da cadeia produtiva, destacou o presidente Executivo da Asgav (Associação Gaúcha de Avicultura) e responsável pelo evento, José Eduardo dos Santos. “Com este processo de união e recuperação do Estado, as iniciativas em torno do evento tomaram uma magnitude ainda maior”, afirmou o executivo durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 4 de julho.
Durante o encontro virtual com jornalistas, ele lembrou que no próximo mês a entidade participa do Siavs, o Salão Internacional de Proteína Animal, com uma delegação de representantes da avicultura e da suinocultura do Rio Grande do Sul liderada pelo governador do estado, Eduardo Leite, e ainda ressaltou a importância dos eventos para o desenvolvimento da atividade.
“O Siavs será o epicentro da proteína animal agora no mês de agosto, e ainda temos eventos regionais que acontecem durante o ano e que são estratégicos para atualização profissional, valorização setorial e impactam positivamente o setor, como o Congresso de Ovos da APA, a Favesu que é realizada com muita competências pelas associações do Espírito Santo (Aves e Ases), o Simpósio Goiano de Avicultura, promovido da AGA, o Simpósio Mineiro e o Avicultor, eventos realizados pela Avimig, a Feira de Avicultura e Suinocultura Baiana, realizada pela ABA, a AveSui, realizada pela Gessulli, o Simpósio da Acav e a Feira da Avicultura e Suinocultura do Nordeste”.
Nesta edição da Conbrasfran a mensagem será de superação e união da avicultura regional e nacional, salientou Santos. “O setor produtivo retomou, em grande parte, totalmente e, em alguns casos, parcialmente as atividades. Neste momento de reconstrução do estado, nós sabemos onde estão os problemas e onde precisamos agir. Além da avicultura, outros segmentos foram afetados. No entanto, é vital que continuemos, pois além dos elos ligados diretamente com o setor avícola, temos outros segmentos da economia que estão ligados ao setor, como o comércio, o setor de plásticos, de grãos, equipamentos, serviços e outros. E é por isso também que vamos realizar este evento, justamente para fortalecer essa reconstrução do setor, do estado e do sistema produtivo como um todo. E a responsabilidade é imensa”, pontuou alertando para a necessidade de medidas governamentais para a desburocratização destas questões emergenciais. “Estou falando de facilitar o acesso ao crédito de indústrias e produtores que foram afetados por esta crise climática que já contribuíram e continuarão contribuindo com a arrecadação de divisas para o estado, o município e a União”, reforçou Santos.
Ele ainda mencionou a Campanha “Recupera Avicultura RS”, lançada pela Asgav (Associação Gaúcha de Avicultura), com uma série de materiais para incentivar a avicultura gaúcha neste momento de retomada. “O momento é de união. Por isso convoco os fornecedores de equipamentos, premix, vacinas e outros setores a participarem conosco desta iniciativa e da Conbrasfran, a estarem lado a lado com todos os seus clientes aqui do estado”.
Logística
Santos ressaltou que a estrutura logística do estado está apta e a organização do encontro está preparada para receber os participantes nos aeroportos de Canoas e Caxias do Sul. “Teremos estrutura logística para o evento e a cidade de Gramado está com o turismo voltando ao normal. Acreditamos que até a realização do evento, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, esteja operando normalmente”.
O Evento
Um dos pontos mais fortes do evento, a programação técnica foi destacada pelo executivo. Com expectativa de receber mais de 300 participantes, a programação da Conbrasfran reservou duas manhãs para sediar os eventos anuais promovidos pela Asgav, como o Agrojur, de assuntos jurídicos e tributários, o Seminário da Área Comercial das Indústrias Avícolas, o Encontro de Qualidade Industrial Asgav, o Simpósio Asgav de Atualizações em Sanidade Avícola, o Seminário de Segurança, Saúde e Medicina do Trabalho, além do lançamento do 1º Seminário de Sustentabilidade Ambiental e Adequação Global.
No período da tarde, a programação vai seguir com palestras conjunturais e estratégicas. “É um movimento estratégico para aproximar decisores das indústrias, órgãos governamentais e técnicos. Além disso, estamos trabalhando em um espaço para debater a emergência climática e a nossa experiência com a crise que atingiu o estado todo, vamos discutir como adequar a biosseguridade em tempos de catástrofes envolvendo casos de vários segmentos da economia e apresentar a evolução da reconstrução do estado”, disse Eduardo. A Conbrasfran terá ainda um espaço modular para as empresas receberem seus clientes. “São estandes modulares, para a realização de networking e também um business center, mas as vagas são limitadas e temos pouca disponibilidade. Por isso, os interessados devem entrar em contato logo”, ressalta o dirigente.
(Notícias Agrícolas)