Stefan Podsclan é engenheiro agrícola e consultor sênior pela Agrifatto
A colheita da soja em quase 80% da área, milho 1ª safra tem 50% da colheita concluída e plantio do milho 2ª safra está praticamente finalizado com 98% da área estimada
Soja
Com exceção aos estados do MATOPIBA, SC e RS, as demais regiões do país tem área colhida superior a 90%. O maior atraso é registrado pelo RS que concluiu a colheita em 27% da área, seguido da BA com 50% e PI com 55%. O estado do MA tem 60% da área colhida, SC tem 69% e TO colheu 75% da área com a oleaginosa.
Embora esses estados sejam os mais atrasados, os maiores avanços semanais foram observados na BA e no TO que na semana colheram 30% e 25% de suas áreas, respectivamente.
A região Centro-Oeste praticamente finalizou os trabalhos de colheita com mais de 99% concluído. Na região Sudeste os estados de MG e SP estão com 90% de suas lavouras colhidas, e na região Sul somente o PR está mais adiantado com a colheita concluída em 88% da área ocupada pela soja.

 

Milho 1ª safra 
A colheita safra atual do cereal está no mesmo ritmo que na safra 19/20, de acordo com o levantamento da CONAB 50% da área cultivada já foi colhida. A menor área na safra atual e os rendimentos mais baixos fazem a colheita avançar com maior velocidade.
A região Sul, principal produtora de milho 1ª safra, tem os trabalhos no campo mais adiantados. No PR 94% da área foi colhida, 89% em SC e RS tem 70% da colheita finalizada.
Os estados de SP e MG seguem mais atrasados que a safra passada e registram atualmente 70% e 40% da área colhida. O estado de GO está com 50% e ainda não havia iniciado a colheita na temporada 19/20.
No estado da BA os trabalhos de colheita atingiram 31% da área e 3% no MA. O estado do PI ainda não iniciou as atividades.

 

Milho 2ª safra
O plantio está concluído nos estados de GO, MT, MA, TO e PI.
Nos estados do PR e MS, 97% e 98%, respectivamente, da área prevista foi semeada para o cultivo do cereal e os trabalhos devem finalizar durante a semana.
Em MG o plantio foi concluído em 88% da área e 85% no estado de SP.
Agrifatto