A competitividade da carne suína caiu no mercado doméstico em novembro em relação às carnes de frango e bovina, segundo informações divulgadas pela Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) no Boletim do Suíno divulgado na sexta-feira (09).
O preço da carcaça especial suína na Grande São Paulo ficou R$ 3,24/kg acima do valor do frango inteiro em novembro, alta de 20,7% em relação à diferença registrada em outubro. Já a diferença de preço da carcaça especial suína em relação à carcaça casada bovina ficou em R$ 8,69/kg, recuo de 3,6% ante a diferença observada em outubro.
“Vale destacar que, com o preço médio da carne suína se distanciando do de frango e se aproximando da cotação da carne bovina, ocorre a perda de competitividade da proteína suinícola”, disse o Cepea.
O aquecimento na demanda por parte dos atacadistas e a boa fluidez nas vendas possibilitou elevação nas cotações da carne suína ao longo do mês, segundo o Cepea.
Os preços de carne bovina também estiveram firmes, com maior procura para montar estoques para as festas de fim de ano.
Já o aumento da oferta de carne de frango no mês passado, principalmente de filé e de peito, pressionou preços em novembro. Segundo o Cepea, muitos agentes se viram forçados a reajustar negativamente os valores, visando elevar a liquidez e evitar o aumento de estoques.
No período que antecede as festas de fim de ano, a procura por aves natalinas e carne suína cresce, em detrimento de outros cortes da proteína de frango.
(CarneTec)