(Reuters) – A comercialização de soja da safra 2017/18 de Mato Grosso, maior produtor nacional, avançou para 61,62 por cento das 31,79 milhões de toneladas projetadas, informou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A quantidade representa um salto de 13,20 pontos percentuais em um mês e ocorre após uma melhora nos preços dada a forte seca na Argentina, que deve reduzir a safra daquele país em mais de 10 milhões de toneladas.
Mesmo assim, a comercialização de soja do Estado segue atrasada para esta época do ano tendo por base a média dos últimos cinco anos, de 70,85 por cento.
A comercialização da safra de milho 2017/18 também registrou avanço importante, com a recuperação dos preços trazendo boas oportunidades ao produtor mato-grossense, disse o Imea em boletim.
As vendas alcançaram 37,7 por cento do total de 25,9 milhões de toneladas estimado, avançando 12 pontos percentuais durante o mês.
Na mesma época do ano passado, a comercialização estava ligeiramente mais adiantada.
Além do mercado externo, os preços têm sido alavancados também no mercado interno, principalmente nas regiões que apresentam maior confinamento, disse o Imea.