Matéria de Genebra (Suíça) publicada nesta segunda-feira pelo jornal Valor Econômico diz que a iminente saída do Reino Unido da União Europeia (EU) – processo batizado de Brexit – fará o Brasil perder fatias importantes no mercado europeu de produtos agrícolas, incluindo a carne bovina.

O texto aponta a carne bovina, o frango e o açúcar como os produtos agrícolas brasileiros mais prejudicados pela repartição de cotas definida pela UE no caso de ausência do Reino Unido no bloco.

O jornal cita como exemplo uma atual cota de importação de carne bovina brasileira sem osso estabelecida em 10 mil toneladas, que, com a saída dos britânicos, cairá para 8,9 mil toneladas, segundo a matéria do Valor.

No caso do frango, várias cotas específicas somadas para o Brasil irão declinar de 338,6 mil para 261,6 mil toneladas. Uma cota específica para o açúcar será reduzida para 348,5 mil toneladas, ante as atuais 388,1 mil toneladas.

Segundo o texto, o governo da UE sinaliza que vai se recusar a qualquer tipo de compensação para o Brasil e para outros países exportadores depois da aplicação dessas novas regras de importação.

Fonte: Portal DBO