Stefan Podsclan é engenheiro agrícola e consultor sênior pela Agrifatto
Soja – Colheita
A colheita da oleaginosa no Brasil atingiu 37,6% da área plantada com avanço semanal de 14,2 p.p.., reduzindo a diferença entre safras para 15,1 p.p.. No mesmo período do ano passado, a colheita na safra 19/20 era 52,5%.
A região Centro-Oeste foi a que registrou os maiores avanços semanais. Destaque para o estado de Mato Grosso do Sul que avançou 26,7 p.p. e atingiu 41,7% da área colhida. O estado Mato Grosso tem a maior colhida, com 73,3% da área e avanço semanal de 22,5 p.p.. O estado de Goiás atingiu 57% da área colhida com avanço semanal de 19 p.p..
Na região do MATOPIBA os agricultores ainda encontram certa dificuldade diante das ocorrências das chuvas. Bahia e Piauí registraram avanço semanal mais significativo de 5 p.p. 4 p.p., respectivamente. O Tocantins é estado com maior área colhida, 19%, seguido da Bahia com 12%, Maranhão 10% e Piauí 9%.
Nas regiões Sul e Sudeste, Paraná e São Paulo seguem com os trabalhos mais acelerados com a colheita em 25% e 32%, respectivamente. Minas Gerais e Santa Catarina ainda não atingiram 30% da área colhida e Rio Grande do Sul ainda não iniciou as atividades no campo.
Milho 2ª safra – Plantio
No plantio do milho 2ª safra, a área plantada no Brasil atingiu 54,6% com avanço semanal de 34,6 p.p.. O atraso no comparativo anual entre safras é de 23,8 p.p. com bons avanços na região Centro-Oeste e preocupação para as demais regiões.
Nos estados de Goiás e Maranhão o avanço semanal foi de 45 p.p.. No estado nordestino a área plantada está em 60% da área plantada e superando os 40% de plantio registrados no mesmo período da safra 19/20. Em Goiás o plantio está em 55% da área mas com atraso de 29 p.p. ante o mesmo período da safra passada.
A situação é mais delicada nos estados do Tocantins, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Destaque para o Paraná que tem grande relevância no cenário nacional, o plantio avançou 27 p.p. na semana a atingiu 34% da área plantada. Tocantins e São Paulo registram os maiores atrasos, com 4% e 7% de suas área plantadas, respectivamente.
Milho 1ª safra – Colheita
A colheita do milho verão alcançou 25,3% de sua área colhida com avanço semanal de 5,4 p.p. e ligeiro atraso de 1,8 p.p. sobre o mesmo período da safra 19/20.
Os três estados da região Sul seguem com os trabalhos mais avançados por conta do clima mais propício para o desenvolvimento das atividades no campo. A situação das lavouras que estão apresentando rendimentos mais baixos também agiliza o trabalho das máquinas no campo.
O estado de Santa Catarina é o mais adiantado com 70% da área colhida, seguido do Rio Grande do Sul com 55% e Paraná com 46%. A região Sul do país é o principal polo produtor de milho 1ª safra.
Embora os efeitos da estiagem tenham sido mais amenos na região Sudeste, em São Paulo e Minas Gerais a colheita está em 15% e 18%, respectivamente, com São Paulo registrando atraso de 25 p.p. sobre o mesmo período da safra anterior.