China, Tailândia, Irã e Jordânia estão com as importações de carne bovina brasileira temporariamente suspensas e a Rússia embargou as importações de carne bovina do Pará após a identificação de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) atípica no estado, informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na sexta-feira (03).
A análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) confirmou na quinta-feira (02) que o caso isolado de EEB detectado em Marabá (PA) é atípico tipo H.
As exportações para a China tinham sido suspensas pelo Mapa já na semana anterior (22/2), logo após o ministério detectar o caso de EEB, seguindo o protocolo sanitário entre os dois países.
Na sexta-feira (03), o Mapa confirmou que as exportações de carne bovina produzida em todo o Brasil também estavam temporariamente suspensas para a Tailândia, Irã e Jordânia. A Rússia embargou as compras do Pará. “No estado, há apenas uma planta frigorífica habilitada no Serviço de Inspeção Federal (SIF) para exportar para a Rússia”, disse o Mapa em nota enviada à CarneTec.
O ministério disse que adotou transparência nas ações e tem aplicado todas as medidas exigidas pelos acordos internacionais para a exportação da carne bovina brasileira.