A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizam a partir desta terça-feira (1º) uma campanha de promoção da carne suína e de frango do Brasil em Moscou, na Rússia.

O objetivo é fortalecer as marcas internacionais Brazilian Chicken e Brazilian Pork em um momento estratégico para o setor. A campanha ocorrerá durannte todo o mês de fevereiro, informa a ABPA, em comunicado.

A ação ocorre em paralelo a um período de forte presença brasileira na capital russa, com a participação na Prodexpo – feira de alimentos marcada para entre 9 e 11 de fevereiro – e a missão presidencial do Brasil à Rússia. Ao mesmo tempo, os exportadores brasileiros também buscam expandir a participação da carne de frango no mercado russo, que já apresenta significativa participação entre os principais destinos da proteína animal do Brasil.

Recentemente, a Rússia anunciou a liberação de uma cota de 100 mil toneladas para importação de carne suína, e há expectativa de que os exportadores brasileiros enviem volumes expressivos para o mercado do Leste Europeu.

Hoje, a Rússia está entre os 10 maiores importadores da carne de frango do Brasil, com 105,9 mil toneladas embarcadas em 2021 (equivalente a 2,4% do total), gerando receita de US$ 167,3 milhões no período. O país também se destaca entre os destinos de carne suína, com 9,2 mil toneladas importadas no ano passado (equivalente a 0,8% do total), com receita de US$ 23,8 milhões.

“Será um momento oportuno para destacar a imagem internacional da carne de frango e da carne suína do Brasil. Vamos valorizar atributos e a parceria que construímos ao longo destes anos, reforçando nossa posição como parceiro estratégico pela segurança alimentar da nação do Leste Europeu”, avalia no comunicado o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Ao todo, serão 69 pontos de publicidade na região central da cidade, com outdoors, relógios de rua, pontos de ônibus, instalados na área turística de Moscou, ao redor do Centro de Exposições e da Praça Vermelha.

(AE)