A China vai retomar, a partir desta segunda-feira (30), as compras de carne suína da planta da BRF em Lajeado (RS), conforme o site oficial da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês). As exportações da unidade brasileira para o país asiático estavam suspensas desde o dia 4 de julho.

Embora nenhum motivo tenha sido explicado, a China vem suspendendo temporariamente a importação de carne de frigoríficos de vários países desde o início da pandemia. O motivo alegado extraoficialmente pelo governo chinês para essas suspensões seria a necessidade de aumentar o controle sanitário por causa da covid-19. Essa é a segunda planta da BRF que sofreu embargo neste ano, sendo a primeira a de Dourados (MS), que também já retomou os embarques.

A Gacc também informou na sexta-feira passada que vai voltar a adquirir carne suína de uma unidade da Dinamarca, mas a partir de amanhã vai suspender temporariamente as compras de carne bovina da argentina Ecocarnes S.A. Neste último caso, o órgão chinês afirma que as importações serão retomadas automaticamente após a data de vencimento, mas não informa esse prazo. (AE)